
Na manhã desta sexta-feira (12), São Luís sediou um importante ato político que marcou oficialmente a consolidação da Federação União Progressista no Maranhão, unindo os partidos Progressistas (PP) e União Brasil em um só projeto.
O evento reuniu grandes nomes da política estadual e nacional, como o ministro dos Esportes André Fufuca (PP), o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, além de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e diversas lideranças de todo o estado.

Hemetério Weba — filiado ao Progressistas — repercutiu o evento e celebrou a consolidação da federação como um passo firme na construção de um Maranhão mais forte. “A Federação União Progressista nasce com responsabilidade, diálogo e visão de futuro. Tenho orgulho de fazer parte do PP, ao lado do ministro Fufuca, e acredito que essa união com o União Brasil, liderada pelo deputado Pedro Lucas e pelo presidente Rueda, fortalece ainda mais o nosso campo político. Estamos juntos com Orleans Brandão por um Maranhão de oportunidades e desenvolvimento”, destacou Hemetério.

Representando Hemetério Weba no ato, o líder político de Presidente Médici, Emílio Weba, também manifestou apoio à nova aliança. “União Progressista consolidada no Maranhão: Orleans Brandão é o nome que une forças e lideranças em um só projeto!”, disse.
A Federação União Progressista será uma das principais forças políticas nas eleições de 2026, e já demonstra coesão em torno da pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do Estado.
